A melhor parte da Obra está aqui!

Muros de Arrimo (Muros de Contenção)

Muro de arrimo pode salvar sua vida. Eles são projetados para conter o deslizamento de terra que são causados por chuvas. São muros feitos com cimento, vigas, tijolos, pedras e mais uma porção de coisas para que o escoamento da água possa funcionar normalmente e não empurre o a terra sobre o muro, e consequentemente, sobre a casa.

Muro de Arrimo de Gabiões de Pedra

Muro de Arrimo de Gabiões de Pedra

Já viram muros como este em algum lugar? Existe em estradas, terrenos baldios, casas, grandes condomínios, etc.
São muros para impedir que a terra invada certo local, uma propriedade ou estradas. Estes muros devem ser bem projetados e construídos, há uma certa tecnologia para por trás para que ele não desabe na primeira chuva.

Onde é necessário o muro de arrimo?

O muro de arrimo é necessário em terrenos com inclinações (declive ou aclive). Quando necessário ter uma área de acomodação e a área onde ficará a inclinação não ocorra deslizamento em cima do terreno ou a terra deslize para baixo e leve o que estiver acima dele junto.

Projeto

arrimo_funcionamento

O projeto deve ser feito por um especialista, de preferência um engenheiro ou um arquiteto. Procure por empresas que deem garantias e que já tenham um portifólio com este tipo de serviço.
O especialista não é barato, normalmente cobra a visita ao local mais o projeto em si, mas não se reprima, pois um projeto bem feito salvará sua vida. São necessários cálculos bem feitos para o dimensionamento das estruturas.
Não tente fazer com qualquer pedreiro que se diz entendido, se o projeto não for bem feito, certamente o muro de contenção irá ceder e pode ser que você perca a vida ou seus pertences pessoais.

Construção

Os muros de arrimo podem ser construídos inteiramente de concreto, com blocos de cerâmica, com estruturas de vigas de ferro em meio ao concreto, gaiolas de pedras ou apenas pedras ou até mesmo com solo-cimento que é uma técnica antiga onde se mistura a terra e o cimento.
A maioria destes muros são feitos de pedras, mas nada te impede de faze-lo com blocos e cimento e após colocar um revestimento de sua preferência.
Não só os blocos e vigas ou pedras são necessários, há também o dreno que é umas das peças mais importantes do muro de arrimo. É ele que faz o escoamento da água antes de chegar ao muro, para que a água não fique empoçada e consequentemente não faça pressão sobre o muro.
Lembrando que se o muro for para dentro de casa será necessário impermeabilizar a parte de trás muro para que a água não atravesse e somente saia pelos drenos.

Conclusão

Muros de arrimos são ótimos se bem projetados e bem feitos, não queira economizar evitando um especialista, pois o muro não durará por muito tempo e sua vida poderá estar em risco. Existem outras alternativas, porem mais caras como solos reforçados, mas sempre procure a opinião de um especialista.
Não se esqueça de que se o muro for de pedra não será necessário revestimento e ficará super bonito.

Muro de Arrimo de pedra

Muro de Arrimo de pedra

Muro de Arrimo

Muro de Arrimo

Vinny Valente

Vinicius Valente já escreveu 14 posts.

Um faz tudo em relação a obras e decorações, mete a mão na massa, aprende e o mais forte esta na criação. Hoje atua como consultor no blog Obra e Decoração.

4 Comments

  1. Qual o nome dessa pedra no muro de arrimo?

    • Josi,

      Podem ser vários tipos;
      Pedra bruta, pedra rachão, pedra folheta ou pedra bolão.
      Nas 2 ultimas fotos são utilizadas as pedras balão amarela.

  2. Qual valor dessa pedra balão?

    • Olá Bruno,

      Não passamos valor, pois não somos uma loja.

Deixe um comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE